QUANTO
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA
A iniciação científica e pesquisa, as ações deverão aproximar os
estudantes com o modo como a ciência é produzida e socializada, integrando a
teoria e a prática, comtemplando o desenvolvimento de metodologia para a
sistematização do conhecimento, por meio da experimentação, da vivência, da
observação, da coleta e analise de dados e da organização das informações a
partir da reflexão sobre os resultados alcançados.
IMPORTANTE
Cabe ressaltar que, a pesquisa, quando chamada de científica, sempre é
associada a ciências da natureza, porém, tal modalidade de pesquisa deve estar
presente nas ciências humanas, linguagem e na matemática. Com isso, o método científico
pode ser aplicado pode ser aplicado a qualquer componente curricular no momento
em que se fizer necessário esclarecer algum questionamento.
AÇÕES
Atividades que priorizam a aprendizagem investigativa; na qual se coloca
um desafio aos estudantes e incentiva-os a buscar as diversas possibilidades de
respostas, com base em seus conhecimentos prévios.
§ Trabalhar com textos de cunho científico relacionado com diferentes
temáticas advindas do contexto de cada unidade escolar.
§ Trabalhar com propostas de pesquisas cientifica com o objetivo de mudança
conceitual, modificando o senso comum.
§ Desenvolver aulas práticas, nos mais variados espaços do contexto
escolar, elaboradas com o objetivo de valorizar o pensamento lógico, permitindo
relacionar dados empíricos com o referencial teórico, que enfatizam a atividade
experimental com situações problematizadoras e questionadoras.
Conteúdo:
O conhecimento científico. A importância do pensamento científico, O conceito de verdade científica. O conhecimento empírico ou do senso comum. O
conhecimento filosófico. O conhecimento religioso ou teológico. O conhecimento científico - o que é ciência? - Formas básicas de organização
do trabalho científico. “Paper” ou
comunicação científica. Artigo. - Normas técnicas para apresentação
de artigos científicos. Normatização de trabalhos científicos (ABNT): o que é,
para que serve? Referências bibliográficas
e documentais (fontes). Citações - Apresentação gráfica dos
trabalhos científicos. Outros elementos
pré-textuais. Introdução. Desenvolvimento. Conclusão (Considerações finais). Elementos pós-textuais. Fontes. Bibliografia. - Definição do tema. Problemática e pergunta de
partida. Objetivos: gerais e
específicos. Justificativa.
Específicos: Promover a
interdisciplinaridade. / Criar ambiente favorável para a aplicação
dos conhecimentos científicos
/ Atuar como instrumento de iniciação científica à pesquisa.
OBJETIVOS GERAL:
Promover a iniciação científica dos educandos,
estimulando a realização de pesquisas e experimentos científicos.
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS
Aulas expositivas auxiliadas por leituras de textos, discussões, pesquisas, elaboração de artigos científicos e orientações. Toda esta dinâmica de aprendizado dependerá, em grande medida, da leitura prévia dos textos, do interesse dos alunos, da dedicação e do comprometimento demonstrado pelos mesmos na elaboração da pesquisa.
Aulas expositivas auxiliadas por leituras de textos, discussões, pesquisas, elaboração de artigos científicos e orientações. Toda esta dinâmica de aprendizado dependerá, em grande medida, da leitura prévia dos textos, do interesse dos alunos, da dedicação e do comprometimento demonstrado pelos mesmos na elaboração da pesquisa.
RECURSOS MATERIAIS
Com o intuito de melhor ilustrar as exposições, bem como torná-las mais atrativas, serão utilizados recursos audiovisuais dos mais diversos, tais como: quadro branco, pinceis, retroprojetor, projetor multimídia, normas técnicas, palestras, textos e pesquisas científicas. Também se fará necessário, em certos momentos, a utilização das dependências da biblioteca e do Laboratório de Informática.
INSTRUMENTO
DE AVALIAÇÃO
Ao final da disciplina os alunos deverão desenvolver, um artigo científico , cuja avaliação se dará a partir dos seguintes critérios: desenvolvimento da problemática; metodologia empregada; consistência da fundamentação teórica; qualidade e atualidade da bibliografia bem como seu emprego adequado no corpo do texto; aplicação correta das normas técnicas.
Ao final da disciplina os alunos deverão desenvolver, um artigo científico , cuja avaliação se dará a partir dos seguintes critérios: desenvolvimento da problemática; metodologia empregada; consistência da fundamentação teórica; qualidade e atualidade da bibliografia bem como seu emprego adequado no corpo do texto; aplicação correta das normas técnicas.
OBSERVAÇÃO DO PROFESSOR
Esse conteúdo será concluído no final do
primeiro semestre. A avaliação será conforme a entrega das atividades.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e CARMO, João dos Santos & PRADO, Paulo Sérgio Teixeira do. Apresentação de trabalho em eventos científicos: comunicação oral e painéis. Interação em Psicologia. v. 9, n. 1, jan./jun. 2005, p. 131-142.
MEDEIROS, João Bosco de. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2004.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e CARMO, João dos Santos & PRADO, Paulo Sérgio Teixeira do. Apresentação de trabalho em eventos científicos: comunicação oral e painéis. Interação em Psicologia. v. 9, n. 1, jan./jun. 2005, p. 131-142.
MEDEIROS, João Bosco de. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2004.
ATIVIDADES
DIRETRIZES GERAIS PARA FAZER UM ARTIGO CIENTIFICO PARA UMA
BOA APRENDIZAGEM.
§ TEMA DO ARTIGO – ESCOLHAS DOS ALUNOS
+ NEGOCIAÇÃO COM O PROFESSOR
§ FORMA – TRABALHO EM EQUIPE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO
§ AMBIENTE – COM MÚLTIPLOS RECURSOS (ESCOLAS , ALUNOS E COMUNIDADE)
§ DURAÇÃO – DEFINIR PRAZO PARA CARACTERIZAÇÃO DO ARTIGO
§ OBJETIVO – ARTIGOS DEVE TER UMA FINALIDADE ÚTIL PARA PRODUZIR NOS ALUNOS
A PERCEPÇÃO DE UM SENTIDO REAL DE SEUS TRABALHOS
§ COMUNICAÇÃO – SOCIALIZAÇÃO DE RESULTADOS EM VÁRIOS NÍVEIS (SALA DE AULA
DA ESCOLA, COMUNIDADES E SEMINÁRIOS, ETC.)
TEMAS SUGERIDOS SEGUNDOS ANOS
ARTIGO CIENTÍFICO - DEGRADAÇÃO
AMBIENTAL: INVESTIGANDO O PROGRESSO
TEMAS SUGERIDOS TERCEIRO ANO
ARTIGO CIENTÍFICO – ENERGIA SOLAR