segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

DISCIPLINA PIC PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

                              QUANTO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA
       A iniciação científica e pesquisa, as ações deverão aproximar os estudantes com o modo como a ciência é produzida e socializada, integrando a teoria e a prática, comtemplando o desenvolvimento de metodologia para a sistematização do conhecimento, por meio da experimentação, da vivência, da observação, da coleta e analise de dados e da organização das informações a partir da reflexão sobre os resultados alcançados.
                                                        IMPORTANTE
       Cabe ressaltar que, a pesquisa, quando chamada de científica, sempre é associada a ciências da natureza, porém, tal modalidade de pesquisa deve estar presente nas ciências humanas, linguagem e na matemática. Com isso, o método científico pode ser aplicado pode ser aplicado a qualquer componente curricular no momento em que se fizer necessário esclarecer algum questionamento.
                                                                AÇÕES
       Atividades que priorizam a aprendizagem investigativa; na qual se coloca um desafio aos estudantes e incentiva-os a buscar as diversas possibilidades de respostas, com base em seus conhecimentos prévios.
§  Trabalhar com textos de cunho científico relacionado com diferentes temáticas advindas do contexto de cada unidade escolar.
§  Trabalhar com propostas de pesquisas cientifica com o objetivo de mudança conceitual, modificando o senso comum.
§  Desenvolver aulas práticas, nos mais variados espaços do contexto escolar, elaboradas com o objetivo de valorizar o pensamento lógico, permitindo relacionar dados empíricos com o referencial teórico, que enfatizam a atividade experimental com situações problematizadoras e questionadoras.

Conteúdo: 
 O conhecimento científico.  A importância do pensamento científico, O  conceito de verdade científica.  O conhecimento empírico ou do senso comum. O conhecimento filosófico. O conhecimento religioso ou teológico.  O conhecimento científico - o que é ciência? - Formas básicas de organização do trabalho científico.  “Paper” ou comunicação científica.  Artigo. - Normas técnicas para apresentação de artigos científicos. Normatização de trabalhos científicos (ABNT): o que é, para que serve?  Referências bibliográficas e documentais (fontes).  Citações - Apresentação gráfica dos trabalhos científicos.  Outros elementos pré-textuais.  Introdução.  Desenvolvimento.  Conclusão (Considerações finais).  Elementos pós-textuais.  Fontes.  Bibliografia.  -   Definição do tema. Problemática e pergunta de partida.  Objetivos: gerais e específicos.  Justificativa.
  Específicos: Promover a interdisciplinaridade. /  Criar ambiente favorável para a aplicação dos conhecimentos  científicos / Atuar como instrumento de iniciação científica à pesquisa.
OBJETIVOS  GERAL:
 Promover a iniciação científica dos educandos, estimulando a realização de pesquisas e experimentos científicos.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Aulas expositivas auxiliadas por leituras de textos, discussões, pesquisas, elaboração de artigos científicos e orientações. Toda esta dinâmica de aprendizado dependerá, em grande medida, da leitura prévia dos textos, do interesse dos alunos, da dedicação e do comprometimento demonstrado pelos mesmos na elaboração da pesquisa.

RECURSOS MATERIAIS
Com o intuito de melhor ilustrar as exposições, bem como torná-las mais atrativas, serão utilizados recursos audiovisuais dos mais diversos, tais como:  quadro branco, pinceis, retroprojetor, projetor multimídia, normas técnicas, palestras, textos e pesquisas científicas. Também se fará necessário, em certos momentos, a utilização das dependências da biblioteca e do Laboratório de Informática.
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
Ao final da disciplina os alunos deverão desenvolver,  um artigo científico , cuja avaliação se dará a partir dos seguintes critérios: desenvolvimento da problemática; metodologia empregada; consistência da fundamentação teórica; qualidade e atualidade da bibliografia bem como seu emprego  adequado  no corpo do texto; aplicação correta das normas técnicas.
OBSERVAÇÃO DO PROFESSOR
Esse conteúdo será concluído no final do primeiro semestre. A avaliação será conforme a entrega das atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e CARMO, João dos Santos & PRADO, Paulo Sérgio Teixeira do. Apresentação de trabalho em eventos científicos: comunicação oral e painéis. Interação em Psicologia. v. 9, n. 1, jan./jun. 2005, p. 131-142.
MEDEIROS, João Bosco de. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2004.
                                    
 ATIVIDADES
                    
DIRETRIZES GERAIS PARA FAZER UM ARTIGO CIENTIFICO PARA UMA BOA APRENDIZAGEM.
§  TEMA DO ARTIGO – ESCOLHAS DOS ALUNOS  + NEGOCIAÇÃO COM O PROFESSOR
§  FORMA – TRABALHO EM EQUIPE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO
§  AMBIENTE – COM MÚLTIPLOS RECURSOS (ESCOLAS , ALUNOS E COMUNIDADE)
§  DURAÇÃO – DEFINIR PRAZO PARA CARACTERIZAÇÃO DO ARTIGO
§  OBJETIVO – ARTIGOS DEVE TER UMA FINALIDADE ÚTIL PARA PRODUZIR NOS ALUNOS A PERCEPÇÃO DE UM SENTIDO REAL DE SEUS TRABALHOS
§  COMUNICAÇÃO – SOCIALIZAÇÃO DE RESULTADOS EM VÁRIOS NÍVEIS (SALA DE AULA DA ESCOLA, COMUNIDADES E SEMINÁRIOS, ETC.)

           TEMAS SUGERIDOS SEGUNDOS ANOS
ARTIGO CIENTÍFICO - DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: INVESTIGANDO O PROGRESSO
             TEMAS SUGERIDOS TERCEIRO ANO
ARTIGO CIENTÍFICO – ENERGIA SOLAR