domingo, 13 de março de 2011

SATÉLITES E SEUS SUBSISTEMAS

Pré requisito Óptica e Estudo de Ondas

SATÉLITES E SEUS SUBSISTEMAS 2° Ano do ensino Médio

P - Como é que alguém que está em Manaus pode falar com alguém em São Paulo como se estivessem

próximos? O som da fala não ia demorar um bom tempo pra chegar de uma pessoa até a outra?

R - Isso é possível porque o que viaja de uma cidade até o satélite para depois chegar ao seu destino não é o som, mas ondas de rádio que viajam a velocidade da luz.

(saiba mais em Subsistemas > Comunicação de Serviço)

P - Como é possível haver uma conversa telefônica entre uma pessoa na Europa e outra no Brasil se há um oceano separando os dois continentes?

R - Antes do uso dos satélites, tal tipo de comunicação era feita através de um extenso cabo que cruzava o oceano. Atualmente, os satélites de comunicação são os responsáveis pela ligação de um lado ao outro do globo terrestre, já que estão muito acima deste e podem enviar e receber sinais para os dois continentes.

(saiba mais em Subsistemas > Cargas Úteis > Telecomunicações)

P - É verdade que alguns satélites podem fotografar até pessoas na Terra?

R - Sim. Há satélites atualmente com uma resolução espacial de 20 cm (e até menos, como os satélites norte-americanos Big Bird e Key-Hole), ou seja, cada ponto na imagem digital gerada pelo satélite equivale a uma área de 20 cm2 , o que permite obter imagens bastante detalhadas da superfície da Terra. No entanto, imagens com resoluções espaciais superiores a 1m são de uso exclusivo de militares.

(saiba mais em Glossário > Resolução Espacial)

P - Por que é que os satélites não caem na Terra?

R - Eles até caem, mas por erros, acidentes ou uma queda programada que ocorre quando são desativados. Quando estão em órbita, há um "equilíbrio" entre a velocidade do satélite e a força peso exercida pela gravidade da Terra. Assim, ele fica orbitando em torno do planeta sem cair. É mais ou menos o que ocorre quando se gira um objeto preso a um barbante.

(saiba mais em Astros da Física > Parte 2)

P - Como as rodas de reação podem mover o satélite se ficam dentro dele?

R - Quando elas giram, devido à lei da ação e reação, o corpo do satélite recebe uma força de igual intensidade e direção, só que com o sentido inverso. Como no espaço quase não há atrito do satélite com o meio, ele pode girar em torno de seus próprios eixos.

(saiba mais em Subsistemas > Controle de Órbita e Atitude > Atuadores).

http://www6.cptec.inpe.br/~grupoweb/Educacional/MACA_SSS/

Nenhum comentário: