quarta-feira, 19 de maio de 2010

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

ANTONIO JOÃO GONÇALVES
Este portfólio tem o objetivo de atender a exigências do curso Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as Tic ministrada pela professora Aparecida.
CAMPO GRANDE MS, dezembro de 2009.
PORTFÓLIO
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
EM RELAÇÃO AOS PROPÓSITOS GERAIS: *Os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos adquiridos no curso ensinando e aprendendo com as tic, que nos ajudaram a compreender a importância das tecnologias na educação. FAVORECIMENTO NO PROCESSO NA SALA DE TECNOLOGIA* Manusear ferramentas tecnológicas, proporcionando o ensino nas escolas diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;*Proporcionar a interação entre teoria e prática no âmbito do ensino da educação publica;*Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/ prático para o trabalho em sala de tecnologias com alunos de modo apropiciar uma atuação conjunta com os alunos para promover a aprendizagens. EM RELAÇÃO AOS PROPÓSITOS ESPECÍFICOS( PROPÓSITO ESPECÍFICO )Ajudar em minha formação educacional, conhecer métodos de avaliação escolar, propostas e contra propostas que me ajudem a analisar e a pensar formas de desempenhar o processo ensino aprendizagem . "Atender aos propósitos do portfólio de modo a absorver tudo o quê ele oferece no que diz respeito ao auxílio da aprendizagem, com tudo espero que a pouca habilidade e tempo e a falta de uma internet mais rápida, pois a minha é discada não me limitem para um bom desenvolvimento do mesmo. *Com certeza eu aprendi muito sobre as TIC esse curso me ajudo no processo de aprendizagem dos conteúdos, pois de alguma forma li os textos propostos e refleti sobre as exposições dos mesmos em sala de aula, vi na prática a dificuldade dos alunos que ainda não tem acesso direto ao dispositivo ( COMPUTADOR E A INTERNET ),mas a parte da intelectualizarão sinto ter alcançado consideravelmente.
MINHAS CONSIDERAÇÕES
ANALISO EM ASPECTO BOM OS SEGUINTES DESCRITORES:
* Cumprimento do propósito específico;
*Organização que facilita a compreensão das produções.
ANALIZO EM ASPECTO MÉDIO OS SEGUINTES DESCRITORES:
*Cumprimento dos propósitos gerais;
*Apresentação de análise/ reflexão das produções e de outros materiais incluídos.
ANALIZO EM ASPRECTO INSATISFATÓRIO OS SEGUINTES DESCRITORES:
*Cumprimento de prazos (Postagens a dificuldade de não ter uma internet banda larga, dificultando um melhor aprendizado).
DESCRITOR: AVALIAÇÃO FINAL DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO
O processo de construção deste portfólio, não alcançou todos os objetivos propostos, devido a precariedade de acesso ao dispositivo ( computador- internet),e por problemas de seu autor,, com tudo, conseguiu-se na medida do possível um aumento nas práticas de leitura em relação aos textos propostos pelo curso que contribui de certa forma para o desenvolvimento nas salas de tecnologias.


Acerca de mim
Antonio João
Sou aplicado comprometido com os meus ideias, em busca do meu desenvolvimento como profissional na área educacional.


ATIVIDADES DO CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.

Obs: as atividades do módulo I foram todas enviadas e inclusive mandei no e-mails da professora aparecida.



Cursitas: ANTONIO JOÃO GONÇALVES
Tutora: Aparecida Araujo
Turma: Turma 03 - aparecida (sábado matutino)
Unidade: Fórum 1.3 - Educação e Tecnologia
Campo Grande-Ms,12 /09/ 2009.
Fórum 1.3- Educação e Tecnologia.


É importante que reflitamos sobre a tecnologia digital e as possibilidades de mudanças que elas podem provocar na vida profissional de um aluno. A chegada das Tecnologias da informação e comunicação nas escolas do trabalho pedagógico que nele se realize, isso faz com que compreendamos a realidade em que atuamos e que temos de planejar a construção de novos cenários, de novos saberes, com as novas tecnologias devemos aprender a lidar com as diversidades com novas possibilidades de comunicação e interação, são essas as novas formas de produzir ensinar e aprender e o mais importante de tudo, essa é a forma mais importante de ensinar e produzir conhecimento. Esses propósitos educacionais que propiciam aprendizagem de qualidade.

Cursita: ANTONIO JOÃO GONÇALVES
Tutora: Aparecida Araujo
Turma: Turma 03 - aparecida (sábado matutino)
Unidade: 1.4 TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA
Campo Grande-Ms,12 /09/ 2009.
“Se você não resgata o professor, não resgata a escola. Se o professor não é incluído, como ele pode ajudar a promover a inclusão? Temos que fazer do magistério uma profissão valorizada, porque é a profissão mais importante dessa sociedade do conhecimento, onde a aprendizagem é crucial. O professor é o profissional estratégico, ele é o profissional dos profissionais, é nele que começa a seriedade e a dignidade do país”. (Pedro Demo, Jornal do Brasil, 08/10/00) Pense no nosso papel numa sociedade em que as tecnologias geram mudanças. A escola onde trabalho tem um papel muito importante com o uso das tecnologias, já que mantém parceria com a Brasil Telecom que tem computadores na escola. Que desenvolve projeto com a comunidade. A escola também trabalha com o PRORAMA TONOMUNDO, fazem reunião com professores, coordenadores, direção e funcionários. Há cadastramento de professores no portal e na comunidade virtual.

Cursita: ANTONIO JOÃO GONÇALVES
Tutora: Aparecida Araujo
Turma: 03 - aparecida (sábado matutino)
Unidade: 1.6 O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica
Campo Grande-MS,14 /09/ 2009.
O computador passa a ser a ferramenta pela qual o aluno desenvolve alguma coisa e a aprendizagem ocorrera neste caso pelo fato de estar executando uma tarefa por meio da maquina., uma importante forma de aprendizado são os software educacionais pode se trabalhar tanto com a exposição de dados, quanto com a construção do conhecimento. Os próprios professores e alunos, com esse tipo de software, podem desenvolver suas aplicações sem que seja necessário conhecer nenhuma linha de código de programação. Na educação o computador tem sido utilizado tanto para o ensino de computação, isto é, para adquiri conceitos computacionais, quanto para ensinar praticamente qualquer assunto, ou seja, ensino através do computador que também tem ainda a função de transmitir a informação. Computadores em rede, ou usando modem para conectar-se a uma linha telefônica fornecem inúmeras opções: o tão conhecido e-mail, utilização de Internet em geral, compartilhamento de arquivos, bancos de dados, impressoras, chats que possibilitam reunir em tempo real pessoas que compartilham dos mesmos interesses, vídeos conferencias, pesquisas, utilização do hipertexto; etc.
Cursita: ANTONIO JOÃO GONÇALVES
Tutora: Aparecida Araujo
Turma: 03 - aparecida (sábado matutino)
Unidade: 1.7 Trabalho por projeto
Campo Grande-MS,14 /09/ 2009.
A escola desenvolve projeto com a comunidade e é escolhido tema com os alunos a ser trabalhado em sala de aula com professores e alunos e é marcado um dia para a apresentação desses projetos, é aberto a todos os pais e a comunidade para assistirem as apresentações dos alunos que são orientados por seus professores. Os alunos elaboram projetos escritos isso faz com que os mesmos desenvolvam suas potencialidades. Isso faz com que compreendamos a realidade em que atuamos e que temos de planejar a construção de novos cenários, de novos saberes, com as novas tecnologias devemos aprender a lidar com as diversidades com novas possibilidades de comunicação e interação, são essas as novas formas de produzir ensinar e aprender e o mais importante de tudo, essa é a forma mais importante de ensinar e produzir conhecimento.

Cursita: ANTONIO JOÃO GONÇALVES
Tutora: Aparecida Araujo
Turma: 03 - aparecida (sábado matutino)
Unidade: 1.8 Analise do trabalho por projetos
Campo Grande-MS,14 /09/ 2009
Segundo Ausubel, o que o aluno já sabe e o que ele deve saber para que o conteúdo possa ser realmente aprendido de forma significativa tornarão mais eficazes se forem apresentados no início das tarefas de aprendizagem para que suas propriedades possam integrar-se como elemento atrativo para o aluno, visando provocar o interesse e desejo de aprender. Sua formulação deve contar com um vocabulário bastante familiar ao aluno, de modo que, sua organização, bem como a aprendizagem sejam consideradas como material de valor pedagógico. Para que a aprendizagem ocorra, duas condições são essenciais : 1) disposição do aluno para aprender; 2) O material didático desenvolvido, que deve ser, sobretudo, significativo para o aluno. Somente dessa forma é que se dará a verdadeira compreensão de conceitos e proposições, o que implica na posse de significados claros e intransferíveis. para a avaliação consistente.Em resumo, o principio fundamental dos métodos ativos só se pode beneficiar com a História das Ciências e assim pode ser expresso: compreender é inventar, ou reconstruir através da reinvenção, e será preciso curvar-se ante tais necessidades se o que se pretende, para o futuro, é moldar indivíduos capazes de produzir ou de criar, e não apenas de repetir. A minha opinião, a educação é instrumento de construção de identidade nacional e igualdade social. Por causa da desigualdade no acesso a escola com qualidade, a educação continua essa verdadeira bagunça que vemos. As dificuldades enfrentadas para colocá-la em pratica e resolver duvidas do cotidiano dos professores da educação básica e não só ficar em teorias, mas estimular e valorizar os professores, enfim, fazer da escola pública a cara de um país sem exclusão social. Procuro dar aula de qualidade com parearia com a escola e às vezes falta material didático para um melhor planejamento dessas aulas. O professor será aquele que enriquece o ambiente, provoca situações para que o aluno possa se desenvolver de forma ativa a sua aprendizagem.



ATIVIDADE 2.3 A IMPORTANCIA DAS COMUNIDADES EM REDE .







A importância das comunidades em rede na educação é fundamental, pois ajuda nos desenvolvimento intelectual do individuo na vida pratica, tais como:
Criar contas de emals:
Enviar mensagens eletrônicas pelo webmail;
Refletir sobre as possibilidades de uso do correio eletrônico nas atividades escolares e elaborar textos cooperativos por meio do correio eletrônico etc.


ATIVIDADE 2.4 PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD .






A partir das tecnologias da informação e das comunicações (TICS) percebe-se a possibilidade de haver significativa (AUSUBEL, 1982), a interativa (PIAGET, 1972),
Hodiernamente, com as tecnologias digitais e educacionais, a aplicação de conceitos,
teorias e metodologias mais interativas e dinâmicas estão sendo utilizadas na Educação a
Distância (EAD), mudando o foco do processo de ensinar e de aprender, seja em
cursos/disciplinas totalmente virtuais seja em cursos/disciplinas semipresenciais, onde o aluno
é o centro das atenções, realizando a auto-aprendizagem.
O objetivo deste estudo é analisar a inserção tecnológica dos alunos num curso de formação de professores para a educação infantil e séries iniciais do ensino
Fundamental e também no ensino médio que é a porta de entrada para o aluno no mercado de trabalho em disciplinas que utilizam um ambiente virtual para a realização de atividades
como forma de prepará-los para o uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TICs) na escola de educação básica..significativas mudanças na área educacional.
Conforme estudos de aprendizagem


ATIVIDADE 2.5 A LINGUAGEM DAS MIDIAS .







O objetivo deste estudo é analisar a inserção tecnológica dos alunos num curso de formação de professores para a educação infantil e séries iniciais do ensino
Fundamental e também no ensino médio que é a porta de entrada para o aluno no mercado de trabalho em disciplinas que utilizam um ambiente virtual para a realização de atividades
como forma de prepará-los para o uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TICs) na escola de educação básica..
Os meios de comunicação operam imediatamente com o sensível, o concreto, principalmente, a imagem em movimento. Combinam dimensão espacial com a sinestésica, onde o ri timo torna-se cada vez mais alucinante ( com nos videoclipes). Ao mesmo tempo utilizam a linguagem conceitual, falada e escrita, mas formalizada e racional.



ATIVIDADE 2.6 AS TICS NA EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA .









De acordo com os avanços tecnológicos vem sendo oferecido para os usuários das mídias em geral, varias ferramentas de comunicação e gerenciamento de informação futuros alunos para atuarem no mercado de trabalho . O atual panorama
da sociedade da aprendizagem está a exigir maior qualificação profissional docente,
principalmente no que concerne ao tema proposto, pois vivemos numa sociedade que cada
vez mais avança na tecnologia digital aplicada a todos os setores sociais, não podendo a
escola ficar defasada nesta área.
Desse modo, os professores precisam pesquisar e utilizar novos recursos para que possam ingressar no mundo digital.


ATIVIDADE 2.7 COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO EM EAD .







O conhecimento é um processo que precede a condição de reelaborar o que vem como um ”dado” ,possibilitando que não sejamos meros reprodutores; inclui a capacidade de elaborações novas, permitindo reconhecer, trazer a superfície o que é ainda virtual, o que, na sociedade, esta ainda mal desenhado, com contornos borrados. Para tanto, o conhecimento prevê a construção de uma visão que totaliza os fatos.
Com as tecnologias digitais e educacionais, a aplicação de conceitos,
teorias e metodologias mais interativas e dinâmicas estão sendo utilizadas na Educação a
Distância (EAD), mudando o foco do processo de ensinar e de aprender, seja em
cursos/disciplinas totalmente virtuais seja em cursos/disciplinas semipresenciais, onde o aluno
é o centro das atenções, realizando a auto-aprendizagem.



ATIVIDADE 2.8 SOCIALIZAÇÃO .







È um processo de compartilhamento de experiência é a parte da criação do conhecimento tácito como o modelo mentais habilidades técnicas.
O atual panorama da sociedade da aprendizagem está a exigir maior qualificação
profissional docente, principalmente no que concerne ao uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TICs) nas escolas. O objetivo deste estudo é analisar a inserção tecnológica dos alunos
num curso de ensino médio de formação de um aluno inserido no mercado de trabalho, um ambiente virtual tem grande importância no seu aprendizado.
pessoal com acesso à Internet, o que também ocorre com algumas escolas de educação básica. É que o professor não tem acesso a computadores, tornando o aprendizado uma grande dificuldade aos alunos que por falta de condição técnica das escolas periféricas a internet e um melhor preparo de seus educadores faz com que o aprendizado seja uma tristeza do nosso pais..


ATIVIDADE 2.9 BLOG; DIÁRIO .







Essa ferramenta se torna muito popular por não demandar conhecimento de especialistas em informática para sua criação e utilização e porque seu uso e hospedagem s]ao oferecidos praticamente m alguns sites. Ele permite que se publiquem textos on-line com funcionamentos de edição, atualização dos textos disponibilizados na rede, recurso que para muitos são responsáveis pelo seu sucesso e popularidade.






3.1
Pratica Pedagógica e mídia digitais

Pratica Pedagógica

O estudo da aprendizagem, sua natureza, suas características e fatores que nela influenciam constituem, portanto, um dos problemas mais importantes para a psicologia e para o educador, seja ele pai, professor, orientador ou administrador de instituições educativas. Explicar o mecanismo da aprendizagem é esclarecer a maneira pela qual o ser humano se desenvolve, toma conhecimento do mundo em que vive, organiza a sua conduta e se ajusta ao meio físico e social.
E’, pois, pela aprendizagem que o homem se afirma como ser racional, forma a sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe no seio da sociedade.
Especialmente no da teoria e da prática educativa, não pode ser dispensada a contribuição da psicologia da aprendizagem. Da solução dos problemas desta vai depender, não só a escolha do método didático, como também a organização dos programas e currículos e até a formulação dos objetivos da educação.
Você pode realizar muitas tarefas utilizando a internet, por meio de listas e fóruns de discussão, correio eletrônico e bate-papo. O ideal é haver uma atividade inicial que proponha uma indagação ou tema a investigar e estimule os estudantes a buscarem informações.
Tal processo de trabalho fica mais claro se você pensar em uma situação-problema, um estudo de caso ou uma produção a realizar, que desencadeia a reflexão de todos a partir de um cenário inicial. A busca de informação para analisar a situação-problema e compreende-la e a proposição de soluções e/ou encaminhamentos podem levar á mudança de cenário desejada (Dodge, 2001, p.1).
Nesse tipo de tarefa, há um desafio cognitivo claro, como leitura, síntese de idéias, organização e resumo de informações, levantamento de hipóteses explicativas, elaboração de textos, realização de entrevistas, manejo de ferramentas e objetos, entre outros. Mas a solução demanda processos cooperativos que envolvem negociação e compartilhamento de idéias e propostas.
Tarefas que utilizem à internet, como fóruns, listas de discussão, webquests, correio eletrônico, bate-papo, podem desencadear diversas habilidades, que podem ser abordadas isoladamente ou em conjuntos, conforme a situação-problema a estudar (adaptado de Dodge,2004 citado por mercado , 2005 p. 28-37).

Mídias digitais

É importante que reflitamos sobre a tecnologia digital e as posibilidades de mudanças que elas podem provocar em nossa trajetória pessoal e profissional.
A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na escola traz desafios e problemas, cujas soluções vão depender das potencialidades de cada escola, do trabalho pedagógico que nela se realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa, dos propósitos educacionais e das trajetórias que propiciam aprendizagem.
Precisamos compreender a realidade em que atuamos e planejar a construção de novos cenários, de novos saberes, com as novas tecnologias e aprender a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informação, com novas possibilidades de comunicação e interação, novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento.
Não há um só caminho, nem uma só solução. Ao contrario, há uma gama de possibilidades por meio das quais poderemos encontrar novas respostas para velhas perguntas.
Como conceituar o que são mídias e tecnologias e a evolução desses conceitos.
Refletir sobre a utilização e a importância dos computadores e da Internet na vida e na educação.
Conhecer alguns recursos básicos do computador.
Elaborar um texto contendo reflexões sobre o papel da tecnologia na vida e na formação de professores e gestores escolares.

O homem vem evoluindo socialmente e utilizando recursos da natureza em beneficio próprio, transformando-os em ferramentas.Elas ajudam a criar “conjuntos de conhecimentos, formas e técnicas de fazer as coisas, costumes e hábitos sociais, sistemas de comunicação e crenças, transmitidas de geração em geração” (Kenski apoud Fiorentini e carneiro, 2000, p.14).
Olhamos em nossa volta. Muitos dos objetos presentes em nossa vida cotidiana são ferramentas como livros, giz, apagador, papel, canetas, sabonetes, talheres, televisor, telefone, câmara, fotográfica, aparelhos de som, vídeos, computador.
Vivemos em um cenário de constantes e aceleradas mudanças, provocadas pelos avanços científicos e tecnologias e por transformações sociais e econômicas. Essas mudanças revolucionam nossos modos de comunicação, de relacionamento com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao nosso redor, encurtando distancias, expandindo fronteiras, num intenso intercambio de produtos e praticas socioculturais. Nesse contexto globalizando, as novas mídias e tecnologia invadem nosso cotidiano e aceleram e aprofundam as nossas transformações.
Na sociedade contemporânea, pós moderna, a tecnologia e, principalmente, a informática estão presente em toda parte. Na hora de votar, por exemplo, a urna eletrônica é um computador. Para sacar dinheiro, muitas vezes usamos um caixa eletrônico. Nos dois casos, apertamos botões, dando instruções que precisam ser cumpridas para que as maquinas executem as ações desejadas.


Repositórios de materiais digitais
3.2

A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na escola traz desafios e problemas, cujas soluções vão depender das potencialidades de cada escola, do trabalho pedagógico que nela se realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa, dos propósitos educacionais e das trajetórias que propiciam aprendizagem.
Quando trabalhamos com a criação e desenvolvimento de produtos sonoros (músicas, programas de rádio), de vídeos ou animações, atuarem em equipes e de forma colaborativa, como em um time, é uma implicação quase obrigatória. São trabalhos complexos, que exigem muitas atividades complementares. Se for essa a opção que fizerem em seu trabalho, levar suas turmas a criar efetivamente produtos como esses, precisarão organizar-se de forma que as tarefas sejam distribuídas e a cada atribuído uma função diversa, mas preservando o caráter de complementaridade.

3.3 Uso de objetos em mídias digitais





Veja que, sem ser didático no sentido tradicional, cada um dos dois ensina na medida em que traz um olhar interessante sobre um ponto da história brasileira. Em “Negros no Porão”, o autor aponta para a ligação entre a escravidão e o tráfico de seres humanos da África para o Brasil em séculos passados e um aspecto que resultou dessa imigração na criação de parte da genialidade deste povo.
Neste vídeo, ele faz interferências em uma gravura famosa de Rugendas, “Negros no Porão” (1840), e a mescla com uma imagem ainda mais famosa, do Pelé fazendo uma bicicleta. O Pelé está fazendo um gol de bicicleta, não?A interferência que faz na imagem, animando e trazendo-a para uma imagem de nossos dias, faz da peça uma aula de história sobre a formação de nossa cultura.No outro vídeo, “Pau-Brasil”, com a animação feita sobre a pintura de Cândido Portinari, Fernando nos alerta para onde leva o processo de desmatamento. Diz, de forma pictórica, que o preço pelo desmatamento pagaremos nós mesmos; primeiro se vão as árvores e depois os humanos.

Considerei o exemplo citado no CD do Proinfo muito interessante, pois mostra a importância do uso das mídias digitais em sala de aula e o quanto é importante o uso dessa ferramenta na educação.
Num vídeo, conta-se uma história que faz parte da evolução da tecnologia humana, a partir do esforço de Santos Dumont, em construir um aparelho que permitisse ao homem voar, o que mudou a vida de todos nós.
Um exemplo pode dar a nossos alunos sites que fale de algum assunto como, por exemplo, do efeito estufa e pedir a eles os pontos mais importantes a partir de assistirem o vídeo do efeito estufa. Podemos fazer a pergunta a eles, como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a nossa vida e como o efeito estufa pode influenciar no futuro de nossas gerações etc.


Autoria de objetos e hipermídia.
3.4
Em sala de aula, o melhor quando vou com meus alunos para a sala de tecnologia procuro entrar em sites educativos que mostra a realidade dos conteúdos que são ministrados em sala, como por exemplo, usar um simulador para mostrar como o conteúdo estudado pode ser visto na realidade, um exemplo o site www.ludoteca.if.usp.br que mostra situação da realidade, que contribui para uma aula diversificada e enriquece o processo ensino aprendizagem.

Avaliação e Duvidas
3.5
O curso devido a ser num período de aula, nos submete a uma grande dificuldade, pois o tempo é escasso e no meu caso a falta de internet banda larga prejudica um pouco o meu aprendizado. Todos os objetivos propostos, devido a precariedade de acesso ao dispositivo internet e por problemas já relatado, com tudo, consegui na medida do possível um aumento nas praticas de leitura em relação aos textos propostos pelo curso que contribui de certa forma para o meu desenvolvimento, quando levo meus alunos na sala de tecnologia.


Ativ 4.1. A
Uma das mudanças que o aluno deve receber por parte dos governos municipais, estaduais e ate federal o acesso às tecnologias, já que se percebe a grande dificuldade dos alunos que não tem computador e internet no seu aprendizado. Quando o professor não faz acepção de pessoas quando os alunos são tratados de igual forma pelo seu educador, ai há o resultado satisfatório, tanto por parte do aluno, como do professor de se ter um bom aprendizado. Outra limitação que atinge a todos os seres humanos no mundo globalizado atual é o tempo, ou melhor, a falta dele. O professor seja ele de ensino fundamental médio ou universitário, de maneira geral atua em duas ou mais instituição para que se tenha condição financeira de se manter,isso resulta em menos tempos para a preparação das aulas e instrumentos avaliativos, para capacitação e avaliação de nossos alunos.

- Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Não, por que o mundo globalizado exige a necessidade dessa ferramenta na área educacional o aluno deve receber por parte dos governos municipais, estaduais e ate federal o acesso às tecnologias, já que se percebe a grande dificuldade dos alunos que não tem computador e internet no seu aprendizado.

- Com o desenvolvimento do currículo por projetos, integrado com as tecnologias, o que muda na aprendizagem do aluno?

O aluno fica inserido no mundo globalizado, facilita a sua entrada no mercado de trabalho e ajuda na sua entrada nos cursos universitários que exige o conhecimento básico da informática.

- Quais são os possíveis resultados pedagógicos para a aprendizagem dos alunos, quando se trabalha com um currículo por projetos, vinculada às tecnologias?
Como a educação é direito de todos e dever do estado e da família, contudo é fato que o jovem brasileiro proveniente da classe social menos favorecida apesar de toda a preocupação com o ensino aprendizagem, devem somar-se a ele questões sociais e econômicas. Hoje em dia fala-se em ensino de qualidade que pode ser inclusive slogan para algumas instituições, mas torna-se necessário que se busque uma definição por parte das secretarias de educação que tem o dever de capacitar professores nas salas de tecnologias, dar condições para os alunos nas escolas, criar mais sala de tecnologias e fornecer um computador por aluno para que se melhore a qualidade de ensino.

Ativ 2 – Possibilidades de contribuições das tecnologias


Ela ajuda a professores e gestores escolares a:
Compreender o potencial pedagógico dos recursos e da aprendizagem nas escolas.
Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos e criando situações de aprendizagem que levam os alunos a construção de conhecimento, a criatividade ao trabalho colaborativo e resultem na construção do conhecimento e habilidades esperados em cada série.
Na pratica pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.

Atividade 4B – Elaboração da Síntese
Campo Grande Ms, 12 de dezembro de 2009.
A minha opinião a respeito das tecnologias é que o professor deve ser capaz de identificar as novas linguagens trazidas pelas mídias e compreender o respectivo potencial para a aprendizagem, situando-se no contexto da escola em que atua. Deve ser capaz de planejar situações de ensino focadas na aprendizagem dos alunos, usando diferentes tecnologias que os levem a construção do conhecimento. Vou dar um pequeno exemplo de alguns sites usados por meus alunos em sala de tecnologia.
ESCOLA ESTADUAL PROFª. IZAURA HIGA
DISCIPLINA: FÍSICA
PROFº: ANTONIO JOÃO
TERMOLOGIA
1 ) O que é temperatura?
2) O que é calor?
3 ) Quem foi Fahrenheit?
4 ) Quem foi Celsius?
5 ) Quem foi Kelvin?
6) Pesquise o que é Dilatação Térmica?
7) Pesquise o que é Dilatação Linear? Dê exemplos.
8) Pesquise o que é Dilatação Superficial? Dê exemplos.
9) Pesquise o que é Dilatação Volumétrica? Dê exemplos.
10) Você considera importante ter cuidado na construção de ferrovias e trilhos por parte dos engenheiros? Explique.

Site: www.sbfisica.org.br/rbef/
www.ludoteca.if.usp.br
www.seara.ufc/br
www.pet.uem.br
http://br.geocities.com/saladefisica/
www.unesp.br
www.feiradeciencias.com.br/
http://www.rived.mec.gov.br/
http://www.educandus.com.br/
www.labvirt.fe.usp.br
www.sbfisica.org.br
www.mec.gov.br
* www.yahoo.com.br
* www.google.com.br
www.cepa.if.usp.br/e-fisica/
disciplina: Física
duração da aula: duas aulas de 50 minutos
sites: acima
conteúdo: Termologia
objetivo: compreender: o efeito do calor e da temperatura em sistemas físicos.


Atividade 6A - “Relato de projetos de trabalho”

PLANO DE AULA

I – Identificação


Escola: Izaura Higa
Disciplina: Física
Ano Letivo: 2009
Série: 3ª

Data: 18____/05_____/2009_____

Carga Horária: 4h


Curso: Ensino Médio


Professor: Antonio João

II – Ementa

1- Carga elétrica
2- Princípios de eletrostática
3- Processos de eletrização (eletrização por atrito, por contato e por indução)
4- Lei de Coulomb


III – Objetivos
Este curso permitirá ao aluno desenvolver as ferramentas necessárias para compreensão básica de eletrostática, noção de carga elétrica, princípios de eletrostática processos de eletrização e lei de Coulomb.

IV – Conteúdo
1) Carga elétrica
a) Propriedade da carga elétrica
b) .Por que um corpo se eletriza.
c) Atração e repulsão
2) Princípios de eletrostática
a) Isolantes e Condutores
3) Processos de eletrização
a) Eletrização por atrito
b) Por contato
c) Por indução
4) Lei de Coulomb
a) Força elétrica
b) Representação Gráfica da lei de Coulomb
c) Aplicação






V – RECURSOS
Professor. Quadro Giz. Apagador. Sala de aula e eletroscópio e recurso de multimídia.
VI – Controle de freqüência
diário de classe.


VII – AVALIAÇÃO
a) Prova escrita para verificação da aprendizagem



VIII – BIBLIOGRAFIA

GONÇALVES FILHO A., TOSCANO C., “Física Para o Ensino Médio” (série - parâmetros) Volume Único. 1ª Edição. São Paulo: Editora Scipione. 2002.
GASPAR, Alberto “Física Ensino Médio” Volume Único 1° Edição. São Paulo: Editora Ática 2005.
GREF “ Grupo de Reelaboração do Ensino de Física”
HALLIDAY, D., RESNICK R., “Física”- Volume 3. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2001.
LUZ, Antonio Máximo da e Beatriz Alvarenga – Física Volume 3 São Paulo Editora Scipione 2000.


Atividade 6B – “Currículo desenvolvido na ação”
Objetivo:
Este curso permitirá ao aluno desenvolver as ferramentas necessárias para compreensão básica de eletrostática, noção de carga elétrica, princípios de eletrostática processos de eletrização e lei de Coulomb. E um exemplo que peguei e utilizo na sala de tecnologia e uso um site de simulação para que o aprendizado possa ser assimilado pelo aluno. Uma avaliação do plano de aula que apresentei no curso ensinando e aprendendo com as TIC.

Atividade 7 B
Conceitos, Currículo e TIC

O que é currículo?O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
O que é TIC?
Ouvimos essa pergunta muito frequentemente, quer da parte de alunos quer de professores ou de funcionários. É uma sigla que esta definitivamente implantada no nosso vocabulário corrente e de que se fala cada vez mais na nossa escola. Mas afinal, o que são as tics?
É muito simples: estás a utilizar as tics quando trabalhar no computador, efetuar pesquisa na internet, utilizar o correio eletrônico ou IRC.


“Você pode ser a mudança que deseja ver no mundo”
Gandhi.

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