terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Aplicação das lentes esféricas. Correção dos defeitos de visão.

Aplicação das lentes esféricas. Correção dos defeitos de visão.

As lentes são usadas frequentemente em todos os tipos de instrumentos ópticos: maquina fotográfica, projetor, lupa, microscópios, telescópios etc.

Alem disso, muitas pessoas são obrigadas a usar óculos ou lentes de contato. Que tipo de lentes são usadas para a correção dos defeitos de visão?

Na realidade depende do defeito. O globo ocular é, basicamente, do ponto de vista, um sistema convergente.

Um orifício de abertura variável (pupila) controla a intensidade da luz que penetra no olho.

Uma espécie de lente biconvexa (cristalino) outros meios transparentes (córnea, humor aquoso e humor vítreo ) convergem os raios de luz sobre uma membrana com células fotossensíveis (retina), onde se formam as imagem.

Globo Ocular

Cristalino retina

Ponto cego

Córnea

Humor vítreo

Humor aquoso


Íris

Uma pessoa com visão normal vê com nitidez os objetos que estão razoavelmente próximos (em torno de 25 cm) e os que estão bem afastados, graças a capacidade que o cristalino possui de mudar de forma (sob a ação dos músculos ciliares) e focalizar os raios exatamente sobre a retina.

Uma pessoa míope possui um globo ocular muito longo e por mais que o cristalino se estreite os raios de luz que vêm de objetos distantes não convergem exatamente sobre a retina, formando a imagem antes da mesma.

No entanto, é possível ver bem os objetos próximos.

A miopia é corrigida usando- se lentes divergentes.

Uma pessoa que tem hipermetropia possui um globo ocular muito curto e por mais que o cristalino se alargue sua capacidade de refração não é suficiente para que os raios de luz que vêm de objetos próximos convirjam sobre a retina, formando-se a imagem depois da mesma. Entretanto, o hipermétrope vê bem os objetos mais distantes.

A hipermetropia é corrigida através de lentes convergentes.

Outro defeito comum é o astigmatismo, causado geralmente pela curvatura imperfeita da córnea. Devido a falta de simetria, os raios de luz que penetram no olho podem ser refratados em maior grau num plano horizontal que num vertical, por exemplo, produzindo uma distorção na imagem. Por outro lado, quando a pessoa envelhece, o cristalino perde boas parte de sua flexibilidade e os músculos ciliares tem cada vez mais dificuldade para mudar sua forma, afetando principalmente a visão de perto: é a presbiopia.

Outro defeito relacionado com a idade é a catarata, causada opacidade progressiva do cristalino, que causa um embaçamento da visão. Já a miopia e hipermetropia podem aparecer em qualquer idade e são causados principalmente pela incapacidade da córnea e do cristalino de focalizarem as imagens exatamente sobre a retina.

Na retina existem células fotossensíveis que permitem uma visão perfeita em preto e branco devido aos (bastonetes) ou em cores (devido aos cones).

Entretanto, algumas pessoas confundem as cores ou mesmo não percebem nenhuma cor, devido a uma insuficiência do numero de cones (daltonismo).

No quadro a seguir, você poderá verificar se a sua visão para as cores é ou não perfeita.

Quem vê normalmente todas as cores lê os números 29, 45, nada e 26 nos círculos A, B, C e D, respectivamente.

Quem é daltônico para o vermelho e o verde lê 70 em A, 5 em C e nada em B ou D.

Quem não consegue ler nenhum numero em qualquer um dos círculos é daltônico para todas as cores.

Nenhum comentário: